O PRESENTE ESPECIAL.

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

João 3. 16.


Um dos costumes mais antigos que temos é o costume de darmos e recebermos presentes. E digo que é um dos costumes mais preciosos que eu vejo na humanidade. Seja em casamento, seja no aniversario, seja nos feriados de final de ano e etc. É um costume onde laços são fortalecidos, através de demonstrações de amor e carinho simbolizado pela troca de presentes. Quem nunca deu um presente? Quem nunca recebeu um presente? Embora não seja o presente em si o mais importante, mas o que ele demonstra o que ele simboliza.

Agora uma das coisas mais constrangedoras e que nos deixa bastante aborrecidos. É o fato de presentearmos alguém, e este alguém rejeitar o nosso presente, ou não gostar do presente que lhe estamos ofertando. Geralmente quando isto acontece conosco, nós nos sentimos humilhados e desprezados, por aquele que queríamos demonstrar o nosso amor e carinho.

O Nosso texto da nossa consideração nos fala de um Presente que foi dado a humanidade a dois mil anos atrás. Um Presente que a grande maioria ainda não recebeu, e que esta desprezando assim tanto o presente em si, como Aquele que o deu. E este presente é Um Presente muito especial.

Mas porque este Presente é especial? Talvez você pergunte. Nosso propósito nestas considerações é convidar a você para pensarmos em pelo menos quatro motivos que destacam o porque que este Presente é tão Especial. Estes motivos são:

I. O valor do Presente.

II. A indignidade daqueles a quem o Presente foi dado.

III. O Incalculável amor que o Presente demonstra.

IV. A grande necessidade que o Presente supre.

Nosso desejo ao consideramos este pontos é que você possa entender a importância desse Presente, e a grande responsabilidade e conseqüências caso você o esteja rejeitando. Que o Senhor Deus Todo Poderoso possa estar lhe incomodando através do Seu Espírito Santo, e não lhe de paz em seu coração, até que você receba este Presente Especial que Ele com tanto amor e carinho está lhe ofertando mais esta vez. Enquanto você lê esta linhas que Ele colocou em nosso coração para escreve-las para você. Amém!

I. O Valor do presente.

Quando alguém não tem condições financeira de nos dar um presente valioso, para não a deixarmos constrangida nos sempre dizemos. “Não o que é isto, o que vale é a intenção”. Ou seja, aquilo que o presente significa, o sentimento que aquela pessoa desejou demonstrar para conosco naquela ocasião em que nos presenteou. E claro que quem age desta maneira esta fazendo o correto. Claro que não esta errado agir desta maneira, alias isto é uma atitude muito nobre. Valorizar a boa intenção de quem está presenteando e não o presente em si.

Mas, sejamos sinceros, o valor do presente importa sim, quem não gostaria de receber de aniversario um carro zero km, ou um bom apartamento num condomínio de luxo como presente de casamento, ou uma viagem de férias para um paraíso tropical com todas as despesas pagas no fim de ano. Tanto eu e você ficaríamos felizes com qualquer um destes presentes. Não é verdade?

Mas há dois mil anos Deus nos deu um Presente muito mais valioso do que todo e qualquer presente que podemos sonhar neste mundo.

1. Deus deu o Seu Filho Unigênito.

Eu não sei se você já meditou nos teor destas palavras, mas quero convidar você a fazê-lo. Não existe maior riqueza para um homem do que seus filhos, por mais rebeldes que eles sejam. Somente uma pessoa que tem problemas psicológicos sérios que não ama a seus filhos. Quem é pai sabe do que estou falando. Quando alguém faz algum mal a nossos filhos é como se ele estivesse fazendo mal a nos mesmos. Se pudéssemos daríamos tudo o que temos e o que somos para não ver os nossos filhos sofrendo.

Observe que Deus deu o Seu Filho, ou seja, o Filho de Deus foi dado. Não foi trocado, ou vendido. Deus não deu Seu Filho esperando alguma coisa em troca. Mas Ele o Deu de livre e espontânea vontade.

Você seria capaz de dar um de seus filhos para alguém? As únicas pessoas que fazem isto, o fazem quando não tem condições de cuidar deles. Neste caso visando o melhor para os filhos, os deixa aos cuidados de alguém de confiança para que cuide deles com todo amor e carinho, como se fosse o próprio pai. Mas Deus é o Senhor do céu e da terra, foi Ele que criou todas as coisas, Ele não deu Seu Filho por que não tinha condições de cuidar Dele ou Sustenta-lo. Mas o Deu como um presente, e um presente muito valioso, pois é o Seu Filho Unigênito. Ou seja, Único. E o interessante é o amor que o Pai teve para com o Filho, pelo menos em duas ocasiões Deus o Pai declara o seu amor ao Seu Filho o Senhor Jesus Cristo. Quando o Senhor Jesus Cristo foi batizado por João Batista no rio Jordão, Mt 3. 17. E quando Ele foi transfigurado diante de Pedro, Tiago e João, Mt 17. 5. Em ambos os textos Ele diz: “Este é meu Filho Amando”.

Deus deu o Seu Único Filho que Ele ama, em quem Ele tem todo o prazer. Aquele que obedeceu a Ele completamente em todos os aspectos. Aquele que veio realizar a Sua vontade, consumando assim a grande obra da redenção na cruz do Calvário.

Deus abriu mão do seu Próprio Filho, deu Aquilo que Lhe era mais valioso, Aquele a quem amou. Que satisfez toda a sua vontade. Tente imaginar isto.

Este é o primeiro motivo que revela que o Senhor Jesus Cristo é um presente especial.
Porque Ele é o Presente mais valioso que o mundo podia receber.


II. A indignidade daqueles a quem o presente foi dado.

Geralmente quando nós damos presentes o fazemos é para as pessoas que tem um bom relacionamento conosco. Queremos através de esse presente demonstrar a esta pessoa que ela merece a nossa atenção, a nossa admiração, o nosso carinho a nossa amizade.

E nós lemos na palavra de Deus que Ele deu o Seu Filho ao mundo. Mas como assim ao mundo? O que isto significa?

Isto é claro e simples. O mudo nesta passagem das Escrituras Sagradas não é no sentido material ou natural. Embora o Senhor Jesus Cristo para cumprir as profecias teve que entrar no mundo material e natural através do nascimento físico e miraculoso por Maria que era virgem ao lhe dar a luz. Porém não é neste sentido que a palavra de Deus esta nos falando.

Também não é no aspecto de organização, como está em 1ªJo 5. 19b que diz que: “o mundo jaz no maligno” ou como esta em Tg 4. 4 que nos diz que o mundo é inimigo de Deus. Neste contexto a idéia é de organização, o mundo neste caso, é o sistema humano organizado em rebelião contra Deus. Poderíamos falar mais sobre este aspecto do mundo, mas demoraríamos muito aqui, e o nosso tema não é este. Porém este aspecto do mundo fala da origem da sua organização, ou seja, ao ser expulso da presença de Deus o homem se organizou num sistema de vida em rebelião contra Deus. Este sistema abrange varias áreas tais como: economia, política, cultura, religião, musica e etc. E é este sistema que os textos de 1ªJoão e Tiago nos apresentam como “mundo”. É este sistema que está no maligno, ou seja, quem está por detrás dele é o inimigo de nossas almas.

O “mundo” que o Apostolo João inspirado pelo Espírito Santo se refere ao escrever o seu evangelho é o gênero humano. Ou seja, todos os seres humanos que já pisaram, estão pisando, ou ainda pisarão este planeta. Veja bem não é o sistema em si, nem a criação, mas cada pessoa humana que vive neste planeta compõe o que é chamado aqui de mundo. E ai é que entra a chave desta questão. Todos os seres humanos que nascem no mundo natural, nascem com uma natureza pecaminosa herdade de Adão, uma natureza inimiga de Deus. Rm 8. 6-8. Uma natureza morta espiritualmente falando por causa do pecado, Ef 2. 1-3. O ser humano nasce com uma natureza que ama este sistema rebelde, o que faz com que automaticamente ele se torne um inimigo de Deus logo ao nascer neste mundo. Mas mesmo assim Deus deu a humanidade o Seu próprio Filho o Senhor Jesus Cristo. O Seu bem mais valioso.

Agora eu te pergunto o que a humanidade tem de bom para merecer este Presente? A resposta é simples, aos olhos de Deus ela não tem absolutamente nada que o agrade. Nada que faz com que ela mereça esse amor.

Na epistola que o apostolo Paulo escreveu aos Romanos vemos na palavra de Deus uma descrição da humanidade aos olhos de Deus. Está escrito: “Não há justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é sepulcro aberto; com as suas línguas tratam enganosamente. Veneno de víbora está debaixo de seus lábios. A sua boca está cheia de amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue; no seu caminho a destruição e miséria. Não há temor de Deus diante de seus olhos”.

Este é o olhar de Deus sobre a humanidade, talvez eu e você vemos pessoas honestas, boas, mas este é o olhar de Deus. Aquele que sonda a mente e os corações, que todas as coisas estão nuas e patentes diante de seus olhos. Deus é quem diz que não há justo, nem um sequer. Isto é por que o padrão de Deus não está relacionado somente com praticas, e Sua visão também não está limitada somente ao exterior do homem. Deus vê tudo o que se passa dentro da sua mente e do seu coração. Ele é quem diz que não há ninguém que entenda, ninguém que não busque a Ele. Em outras palavras nenhum ser humano pode por si mesmo buscar a Deus em verdade. Antes a sua natureza pecaminosa leva-o a afastar-se cada vez mais de Deus. Muitas pessoas acham que estão buscando a Deus seguindo esta ou aquela religião, mas basta você olhar para o que a palavra de Deus diz na sua pureza e simplicidade que você vai observar que estas pessoas não estão buscando a Deu. No lugar de buscar a Deus estão é buscando uma autojustificação. Ou seja, um meio de dizer para Deus que elas não são tão ruim, que elas não são tão pecadoras, como os ladrões, as prostitutas, os criminosos, os contraventores, os corruptos e etc. Em sua maioria elas não estão buscando o que Deus pensa em relação a elas, ou o que Ele declara claramente em sua palavra.


Deus diz que todos extraviaram, ou seja, erraram os seus propósitos, o seu alvo. O homem foi criado para glorificar a Deus, uma vez que por si mesmo ele não consegue fazer isto então ele extraviou do seu objetivo para o qual foi criado.

Deus é quem diz que a garganta do ser humano é sepulcro aberto, sepulcro é sepultura, onde se deposita os mortos. Mas a idéia aqui é quando coloca uma pessoa no tumulo e depois abre este tumulo com o cadáver ainda em decomposição, ou seja, o mau cheiro é tanto que ninguém consegue ficar perto. Claro que a palavra de Deus não esta se referindo ao problema de mau hálito. Mas é aquilo que sai da boca dos ser humano não regenerado, é algo abominável aos olhos de Deus. Pois aparenta uma coisa, mas a realidade é bem diferente. Pessoas que muita das vezes estão na suas religiões nos domingos, sãos as mesmas que vivem difamando o seu próximo, dando calote nos outros, seduzindo a mulher de seu próximo, roubando seus patrões, explorando seus empregados, maltratando seus pais, são vingativos, só querem o maus para os outros, só buscam contendas, não temem a Deus. Não só na área da religião mas, isto é de uma forma geral, pessoas que tem uma imagem na mídia, vivem vidas completamente diferente em seus lares.

Isto tudo sem falar daquilo que sempre ouvimos e lemos nos jornais, roubos, seqüestros, assassinatos, pedofilia, prostituição, desvio de verbas publicas, e etc.

Este é o mundo, a quem o Filho de Deus foi dado. Um mundo que não merece nada de Deus. Um mundo cheio de pecados, um mundo cheio de imoralidade, de depravação, de hipocrisia, de mentiras, de abominações. E cada vez mais vez vai aumentando mais. O mundo atolado no lamaçal de pecado, de misérias espirituais, cheio de trevas.

Um mundo que merece a condenação eterna, pois está escrito que: “Todos pecaram e destituídos estão da Gloria de Deus” (Rm 3. 23), e que “o salário do pecado é a morte,”. Ou seja, todos os seres humanos pecaram contra Deus, e todos os seres humanos merecem a morte, pois salário do pecado é a morte. Quem que depois de um mês de serviços prestados não fica satisfeito em receber o seu salário como recompensa pelo trabalho que prestou. Porém, a morte que é a única coisa que merecemos por causa dos pecados que comentemos contra Deus, nós não a queremos receber. E morte aqui não é somente a morte física mas também a condenação eterna.

Mas mesmo o ser humano merecendo a condenação eterna, que chamada na palavra de Deus de morte eterna. Deus deu o Seu Filho unigênito ao mundo.
E este é um fato notável que prova que o Senhor Jesus Cristo é um Presente Muito Especial. Pois Ele foi dado para aqueles que não o merecem, aqueles que só aborrecem ao Seu Pai com suas obras pecaminosas. O Deus Todo Poderoso que não precisa de nós, nos amou a tal ponto de dar o Seu Próprio Filho.

Mas talvez você possa estar se perguntado por que Deus deu o Seu Filho Unigênito ao mundo (gênero humano), sendo que este não merece este Presente tão especial?
Para respondermos esta pergunta vamos ao próximo tópico do nosso pensamento.

III. O Incalculável amor que o Presente demonstra.

Nós lemos que: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho unigênito,”
Observe que não existe em nenhuma língua do mundo, e nenhuma gramática existe uma palavra que expressa a totalidade do amor de Deus. Ele amou “de tal maneira”.

Não está escrito que ele amou o mundo como a quantidade de areia que há no mar, ou como a quantidade de estrelas no céu, pois são números infinitos para o ser humano contar. Mas Deus sabe a quantidade de areia que há no mar, assim como também a quantidade de estrelas que tem no universo. Porem nem o planeta inteiro, ou o sistema solar, ou todo o universo, pode conter o amor de Deus ao gênero humano que é chamado de mundo no texto da nossa consideração. Embora nenhum de nós mereçamos este amor, nem todo o universo pode conter tamanho amor.

Nenhum ser humano, nem você, e muito menos eu. Pois todos nos como já vimos somos pecadores, a única coisa que fazemos por mais religiosos que possamos ser é aborrecer a Deus, com nossos pensamentos, nossos sentimento, e nossas praticas pecaminosas. Mas mesmo assim Deus nos amou de uma maneira que não podemos nem sequer imaginar a quantidade, a largura, a profundidade, a extensão, a altura deste amor. E este amor não foi baseado somente em palavras, como muita das vezes eu e você somos decepcionados com aqueles que dizem que nos amam. Mas muitas das vezes é um amor falso, não passa de palavras vazias.

O amor de Deus é um amor real, um amor provado e comprovado, pois Ele deu o Seu Filho Unigênito, o Seu Filho Amado, o Seu Filho que em quem Ele tinha todo o Prazer, que realizou planamente a Sua Vontade. Ou seja, Deus o Pai deu o Seu Filho o Senhor Jesus Cristo para morrer no nosso lugar, como nosso substituto, numa dura cruz por causa do nosso pecado.

Ele amou a mim e a você pecadores perdidos, merecedores da condenação eterna, mais do que Seu próprio Filho, que realizou toda a Sua vontade. Pois o Seu Filho foi dado para morrer no nosso lugar pelo nosso pecado na cruz do Calvário.
Em Romanos 5. 8 a palavra de Deus nos diz que: “Deus prova o seu próprio amor para conosco, em que Cristo (seu Filho Unigênito) morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Quando recebemos um presente de alguém ficamos muito felizes, pois este presente simboliza o amor, o carinho que este alguém sente por nós. Mas você já deu algum presente a um inimigo, para provar para ele que você o ama, apesar do mal que ele fez ou continua fazendo a você? Eu creio que não. Você abriria mão daquilo que você mais ama nesta vida, a sua família, os seus filhos, para ajudar pessoas que sempre te prejudicaram, sempre te fez mal? Eu creio que não.

Mas foi justamente isto que Deus fez por mim e por você. Nós pecadores ingratos, que muitas das vezes reclamamos daquilo de bom que Ele faz por nós, como da chuva, ou do calor. Ele amou-nos de TAL MANEIRA.

Mas você pode se estar perguntando: Porque Deus amou de uma maneira incalculável uma pessoa como eu, que só o aborrece, que só reclama daquilo Ele faz por mim, que não merece tamanho amor? Também vamos procurar responder esta pergunta no nosso próximo tópico.



IV. A grande necessidade que o Presente supre.

Nós lemos no texto que: “Deus amou o mundo de tal maneira que deu Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”

Deus demonstrou um incalculável amor aos seres humanos com este propósito, dando o Seu Filho Unigênito para que todo aquele que Nele crê não pereça, em outras palavras, seja condenado eternamente.
Este fato é extremamente comovente. Já temos visto que todos os seres humanos são pecadores, que todos por causa do pecado, merecem a condenação eterna. Mas Deus amou-nos de uma maneira tão grande, uma maneira que não existem palavras para descrever tamanho amor. Com um único propósito, o propósito de libertar o ser humano deste terrível destino. E Deus para provar este amor deu o Seu Filho amado, para vir a este mundo morrer numa cruz em como o nosso substituto. Ou seja, o presente que Deus nos deu supre a maior de todas as nossas necessidades. Em Mt 16. 26 o próprio Senhor Jesus Cristo nos diz que: “ O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma, ou o que pode o homem dar em troca de sua alma”.

Ou seja, se alguém conseguisse ganhar o mundo inteiro, mas perdesse a sua alma, isto não adiantaria nada. Ou seja, tudo o que ele fez, tudo o que ele conquistou, tudo por que ele lutou seria vão. Pois quando morremos, por mais que vencemos nesta vida, por mais que realizamos os nossos sonhos, tudo fica por aqui, nada levamos para a eternidade. E se o ser humano partir para a eternidade sem a salvação da sua alma, ele vai perecer eternamente, sofrer eternamente em tormentos terríveis no lago de fogo. E o único meio do ser humano não passar por isto é recebendo a Cristo como Senhor e Salvador da sua Alma.

Agora observe a maravilha desta verdade. A humanidade é pecadora, ela por causa do seu pecado esta destinada a perecer, mas Deus a amou de uma maneira extremamente grande, que te deu um Presente Especial que pode libertá-la deste terrível destino, que é a condenação eterna. Porém ela na sua maioria tem recusando este Presente Especial através dos séculos. “ Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigênito”, “A Luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a Luz....” João 3. 16, 19.

E você faz parte desta humanidade, você está condenado porque você também é pecador, você pode ser liberto dessa condenação. Mas para você ser liberto da condenação eterna você precisa receber este presente. Mas você pode se perguntar: Como eu recebo este presente? Crendo, confiando no Senhor Jesus Cristo de todo o seu coração como, seu Senhor e Salvador pessoal. Pois está escrito: “...pra que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

Observe que Ele é o presente Especial de Deus para a Sua salvação. Não só a sua, mas a de todo o mundo, porque Ele foi dado ao mundo. Porém a maioria não o quer receber como Senhor e Salvador de sua vida. A maioria despreza este Presente especial de Deus.

Como é bom presentearmos alguém, e depois o vermos usando o presente que lhe damos, pois este fato demonstra que ele gostou do presente. Mas como é triste quando vamos dar um presente a alguém e ele nos diz: eu não quero o seu presente. Ou então ele manda nos devolver o presente.

Agora você já imaginou como Deus está se sentindo com você? Você é pecador! Você peca dia e noite contra Ele em pensamentos, palavras e obras! Ele por ser Santo e Justo Juiz, precisa condenar o seu pecado! Ele é Amor, e te ama tanto que abriu mão do Seu Filho Amado para morrer no seu lugar na cruz do Calvário, para libertar você, salvar você desta condenação! O Senhor Jesus Cristo É O Presente Especial de Deus O Pai para suprir a sua maior necessidade que é a salvação da sua alma.

E o que você tem feito com este presente? Você tem dito para Deus? Não! Eu não quero! Eu já tenho minha religião, não preciso desta salvação? Ou: Não! Eu não quero! Agora não, pois tenho que aproveitar a minha vida ainda porque sou muito novo? Ou: Não! Eu não quero! Pois tenho que fazer minha vida, ganhar dinheiro, comprar minha casa, me casar e etc?

Se você está dizendo isto àqueles que têm falado do Senhor Jesus Cristo para você. Você está simplesmente dizendo para Deus: Eu não quero o seu amor! Eu não quero o seu presente! Eu não quero ser salvo!

Se esta tem sido a sua decisão diante de Deus, então é isto que você terá. Você será condenado, pois é isto que você esta querendo para si mesmo. Pois o próprio Senhor Jesus Cristo diz: “Porque Deus enviou seu Filho amo mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. Quem Nele crê (confia) não é condenado, mas quem não crê (confia) já está condenado, porque não crê (não confia) no nome do Unigênito Filho de Deus”

O que você vai fazer com Este Presente Tão Especial que Deus esta te dando, recebe-Lo, ou continuar rejeitando-O?

O Destino da sua Alma depende disto. Pense bem no você está fazendo com este Presente Especial que Deus no seu infinito amor esta te oferecendo.

Que estas considerações possam levar a você a reconhecer os seus pecados e arrependido receber ao Senhor Jesus Cristo pela fé como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Amém!



Jesué da Silva Andrade.